Pessoas on-line

Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ENCANTO NO LIVRO

SÍTIO: TERRA BOA
 
     Há muito tempo atrás um caboclo que morava na serra de São Miguel, conhecido por Zé Nascimento, batizou o nosso sítio querido com o nome abençoado de Terra Boa.
     Por que esse nome? ninguém entendia. Mas ele sim, pois se ia pescar pegava muito peixe, se ia procurar "mocó" pegava vários, se ia procurar mel de abelha achava muito. Então sempre falava: Ô terra boa!
     O tempo foi passando e a população aumentando. Para a sobrevivência seus moradores cultivavam a agricultura, principalmente o milho, feijão e algodão.
     A religião era através de terços em algumas casas e uma missa uma vez perdida. À luz de vela e lamparinas e nas festas de padroeiro.
     As festas dançantes naquele tempo eram feitas debaixo de uma latada de palha de coco ou de galhos e folhas de oiticica. Os tocadores faziam a festa com sanfonas. Também existiam os reisados para divertir a população.
     O tempo foi passando e os recursos chegando. Então fizeram a 1ª Igreja de Nossa Senhora dos Impossíveis no ano de 1990, no terreno doado pelo senhor José Dalino.
     Por volta de 2005 para 2006 reformaram a Igreja. Hoje na Igreja é realizada a festa no mês de novembro.
     É uma comunidade de povo humilde, alegre e que lutam para manter viva sua tradição. São reconhecidos como pessoas de pele morena e olhos verdes. São realizados eventos grandiosos com a participação dos moradores.
     Hoje aquel expressão dita a "milhares" de anos atrás é repetida com muito entusiasmo e orgulho: Ô Terra Boa!
 
Diogo Victor de Oliveira Nascimento
André de Morais Sousa