Pessoas on-line

Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ENCANTO NO LIVRO

A CAPELA DE SÃO JOÃO
 
        O ano foi 1945. Naquele tempo o Encanto era um pequeno vilarejo. Com poucos habitantes, dentre eles a senhora Joana Maria de Souza, uma religiosa praticante que de repente teve a sua vida atormentada por uma doença que muito aos poucos ia lhe tirando a alegria de viver.
         Dona Joana demorou muito a perceber que teria de invocar a participação divina para sua cura. A medicina aqui era quase inexistente. E foi o que fez. Movida pela fé implorou a São João, de quem era devota. E foi logo atendida. Foi completamente curada.
         Quando ela fez o voto prometeu que tornaria público a ação de graças e construiria no monte mais alto da cidade uma capela de São João.
         E assim fez. Foi difícil a construção pois o material era levado em jumentos, serra acima. Foram vários meses de serviços e ajuda de seus filhos e alguns moradores.
         Concluída a construção a 1ª imagem foi doada por um padre de Pau dos Fesrros. A partir daí as pessoas começaram a visitar o monte para pagar promessas feitas a São João. E até hoje esse ritual permanece. Principalmente por estudantes que vão agradecer aprovações nas escolas e em concursos.
        Com o passar do tempo a capela foi tombada como patrimônio histórico do Encanto. Hoje já está sendo iniciado o grande projeto do Santuário São João, que contará com a ampliação da capela para eventos religiosos e também em área de lazer. É só torcer e esperar pra ver.
 
Lucas