Pessoas on-line

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2013

ANTONIO BARROS E CECÉU



      O compositor e a mulher e parceira, Cecéu, se mudaram para Brasília recentemente, para acompanhar a filha, Mayra Barros, que mantém na capital um escritório de administração de direitos autorais. A atividade da filha, evidentemente tem a ver com a carreira os pais. Junto ou em separado, o casal assina mais de 700 músicas, gravadas por artistas como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Marinês, Alcione,Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda, Ney Matogrosso, Dominguinhos, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Fagner e Gal Costa, entre outros, e cantarolada por muita gente que ignora o nome dos autores. Barros conta que outro dia  foi fazer cadastro em uma loja e preencheu no espaço profissão: compositor. A moça olhou para a colega como quem desdenha. “Aí eu disse: ‘Minha filha, esse seu computador tem internet? então procure aí no Googlen’Antonio Barros e Cecéu’. No sistema de busca a vendedora descobriu que o cliente era o autor de Procurando tu, Homem com H, Bate coração, Por debaixo dos panos, É proibido conchilar, Pra virar lobisomem, Forró do xenhénhém..
C sobre Barros e Cecéu:
ANOS 50
No início da década Barros se mudou de Campina para Recife, onde trabalhou como retocador de retratos antes de conseguir emprego como pandeirista nas rádios parceiras Rádio Clube e Tamandaré. Aí teve as primeiras composições gravadas por Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda e Zito Borborema.
 
CAMPINA GRANDE
Barros morou na cidade dos 13 aos 19 anos. Lá, trabalhou como pandeirista da então novíssima Rádio Caturité. “A inauguração foi no Cine Capitólio e os convidados eu lembro até hoje: Hebe Camargo, Blecaute, Waldir Azevedo, Sílvio Caldas e Sivuca”. Esse último era chamado de Diabo Louro da Sanfona. “Ele só queria um pandeirista porque ninguém o acompanhava na carreira danada que ele fazia. Fiquei com medo. Mas caiu para cima de mim. Disseram: ‘Você vai ter que acompanhar porque é funcionário da rádio’. Sivuca pegou o tal de Brasileirinho e deu a moléstia na sanfona, e eu pererê, pererê, pererê no pandeiro’. Quando terminou, pensei: ‘Felizmente acabou’. Mas aí todo mundo gritou: ‘De noooovo’. E eu: ‘Não faça isso não...’.
 
ELBA RAMALHO
O primeiro grande sucesso de Elba foi Bate coração, de Cecéu, gravada no disco Alegria (1982). A partir daí, músicas de Antonio de Barros e Cecéu apareceram com frequência no repertório da cantora.No disco mais recente, Vambora lá dançar e Deitar e rolar. “Elba tem bom gosto, sabe o que escolhe. Tomara que toque”.
 
GOSTO MUSICAL
“Escuto muito rádio. Gosto de música instrumental e clássica. Porque, se não escuto uma poesia bonita, como a de Vinícius de Moraes ou a de Chico Buarque, prefiro um instrumental Pra não ouvir as besteiras que a gente ver na televisão. Mas uma coisa muito boa em Brasília são as rádios daqui, tocam muita música boa, MPB do meu tempo, Tom Jobim, Vinícius, esse povo todo. Na Paraíba, o dia todinho são essas bandas do Ceará, tudo comprado. Aí você não tem prazer de escutar uma emissora de rádio.”
 
HOMEM COM H
“Naquela época passava a novela O Bem-Amado. Aí teve uma briga de Zeca Diabo com Odorico. Zeca chegou lá numa bronca não sei por que e deu uma decisão em Odorico, e o prefeito dizendo: ‘Zeca Diabo, deixa pra lá’. Dirceu Borboleta só assistindo. Quando Zeca Diabo foi embora, Dirceu olhou para Odorico: ‘Mas coronel, o senhor é dono da cidade e está com medo desse bandido?’. E Odorico: ‘Olhe Dirceu, nunca vi rastro de cobra nem coro de lobisomem, eu sou é homem’. Eu disse: “Êpa!”
 
INSPIRAÇÃO
“Se eu me sentar para compor e passar mais de duas horas, não componho mais. Nenhum desses sucessos todos levou mais de duas horas. Aquela música está na minha cabeça, se eu deixar dissipar, eu perco o gosto dela. Tem gente que passa um mês com uma frase, eu não”.
 
JACKSON DO PANDEIRO
Conhecidos de Campina Grande, Jackson e Antonio Barros se reencontraram em Recife. O primeiro pandeirista da Rádio Jornal do Commercio, o outro da Rádio Clube/Tamandaré. A primeira música de Barros que o Rei do Ritmo gravou foi uma marchinha de carnaval, Velho Sapeca. Os dois voltaram a conviver no Rio, Jackson deu abrigo ao amigo quando esse chegou lá sem ter nem onde dormir.
 
LUIZ GONZAGA
“A primeira música de Luiz Gonzaga que ouvi não foi um forró, foi um samba”. Mais tarde Gonzaga gravou Estrela de Ouro, a primeira várias composições de Barros a entrar em seu repertório. A mais famosa é Óia eu aqui de novo.
 
MUSA
“Cecéu é minha musa inspiradora, sempre deu opiniões. ‘Cecéu o que tu acha disso? vamos botar, tirar?” Às vezes  a pessoa não compõe,mas faz parte daquilo, está ali conversando e diz uma frase, uma coisa, nem sabe que dali vai nascer uma música, é um parceiro e  nem sabe. Ela dá uma ideia, eu pego e vou fazendo uma coisa e a gente vai se entrosando”.
 
NEY MATOGROSSO
“Tempos depois do estouro de Homem com H na gravação de Ney, o produtor Mazola levou o compositor para apresentar ao cantor. “Ney trouxe esse senhor para você conhecer”, disse Mazola. E Ney: “Muito prazer, quem é? Eu olhei pra ele e cantei: ‘Nunca vi rastro de cobra nem coro de lobisomem’. E ele: ‘Antonio Barros?! Tem outra?. Eu disse: ‘Tenho: o que gente faz é por debaixo dos panos...’. Depois ele gravou: “Aí o pau come, aí o pau come, eu deixo de ser homem pra virar lobisomem”.
 
OBRA
Além das 700 músicas gravadas, Antonio Barros e Cecéu têm na gaveta outra centena de inéditas, o que faz com que o compositor evite produzir mais. “Senão vai desgastando a inspiração, vai ficando uma coisa rotineira, uma por cima da outra, não quero misturar melodia.
 
QUEIMADAS
Antonio Barros morou na cidade onde nasceu até os 13 anos, entre 1930 e 1943.
 
REFERÊNCIAS MUSICAIS
“Minhas referências eram valsas, marchinhas de carnaval, Ataulfo Alves... Não existia ainda música nordestina. Nas festas do interior dizia-se ‘vai ter um samba na casa de fulano de tal’. Era o sanfoneiro tocando,o um bumbo e um pandeiro. O cara cantava no gogó. Era samba a noite todinha. O sanfoneiro em pé num tamborete, ali a tocar naquelas salas de visita daquelas casas do interior.
 
SUCESSOS
Entre as músicas mais conhecidas de Antonio Barros e Cecéu estão, além de Bate coração(gravada originalmente por Marinês), Amor com café, Homem com H, Por debaixo dos panos, Forró do poeirão, Procurando tu, Forró do xenhénhém, Casamento da Maria, Sou o estopim, Óia eu aqui de novo, Bulir com tu, Brincadeira na fogueira, É madrugada, É proibido cochilar e Forró desarmado.
 
TRIO NORDESTINO
Barros estava em uma boate no Rio de Janeiro quando viu três mulatos entrarem cantando. Chamou o cantor: “Tu tens a voz bonita, dá certinho para as músicas que eu faço”. Quando se identificou o cantor disse que já o conhecia por causa das composições dele gravadas por Luiz Gonzaga, e propôs: “Vamos nos encontrar amanhã para você mostrar umas músicas para mim”. Começou ali a parceria com o Trio Nordestino. O primeiro sucesso: “tem tanta fogueira, tem tanto balão...”. Depois: “Eu fiquei tão triste, eu fiquei tão triste naquele São João”... E daí por diante.
 
UNIVERSAL
A gravação Pra virar lobisomem na voz de Ney Matogrosso fez sucesso na Itália e ganhou uma versão em italiano. Músicas de Antonio Barros e Cecéu já foram gravadas em Portugal, Israel e Espanha.
 
XOTES
Depois de emplacar uma série de marchas juninas na interpretação do Trio Nordestino, Antonio Barros compôs o xote Procurando tu, que virou sucesso em São Paulo antes do Nordeste. “Foi o único sucesso que veio de baixo para cima. Passou três meses em primeiro lugar nas paradas com o Trio Nordestino. Até Roberto Carlos foi para o segundo lugar. “Com isso, outros xotes foram compostos para o grupo, como: todo mundo nu... casamento da Maria. Era um xote atrás do outro.
 
ZÉ DANTAS
“Tenho uma grande admiração por Zé Dantas. As pessoas vaidosas dizem ‘eu criei isso, criei aquilo’, ninguém cria nada. Eu segui aquela linha de Zé Dantas, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Fonte: Correio Braziliense