Pessoas on-line

Pesquisar este blog

sábado, 21 de novembro de 2015

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO CEF NOVA BETÂNIA-DF

     Mistura de raças. 
     Primeiro para chamar a atenção de todos. Somos um país multirracial, isso é fato. Aceitar isso é que são outros quinhentos.      
     Dia da Consciência Negra, sob meu ponto de vista, não é um pedido de desculpas, não é um mea-culpa pelos anos de escravidão porque passaram esses seres humanos no nosso país. É uma homenagem aos que lutaram. Aos que lutaram pelo fim da escravidão e aos que lutam pelo preconceito de cor que insiste em existir. Não tenho pele negra, mas quem pode me dizer que entre meus antepassados não tem um ser humano negro? é claro que nunca perderei meu tempo para verificar isso. É insignificante na minha vida. 
     Tenho visto nas redes sociais, principalmente no facebook, publicações em que se enaltece a necessidade de se lutar por "Consciência Humana" em vez de Consciência Negra (aí colocam o lenga lenga de que "não interessa consciência negra, branca, parda, amarela"... ). Poucas vezes vi coisa mais hipócrita e cínica! é como se no nosso país, ou no planeta, houvesse paridade racial (nesse caso, de cor)!
     Eu, e milhões, para se ter exemplo, nunca ficaria indignado se, na rua, fosse chamado de "branco de cabelo bom", "branco feio", "branco com cc desgraçado"! mas muitos têm razão em se indignar por serem chamados de "preto feio", "preto de cabelo ruim", "preto do cc desgraçado". 
     Esses são os NEGROS a quem homenageio! os que lutam! os que dizem ou podem dizer: ME RESPEITEM! TENHAM CONSCIÊNCIA!  (mesmo que seja a tão invocada HUMANA).
     Viva as políticas de afirmação social (todas elas) que foram abraçadas pelo Governo Federal desde 2003! em especial, nesse momento, as que têm facilitado a ascensão dos homens e mulheres negras na escala social do nosso país (COTAS PARA OS NEGROS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS).
     Viva o CEF NOVA BETÂNIA por ousar passar essa mensagem. 
     Viva a professora Professora Mara Regina (História) pela iniciativa! com a colaboração das Professoras Elaine (Arte), Juliana Carvalho (CN) e Estefânia (Coordenadora Pedagógica).
     Viva Zumbi, um dos Heróis da nossa Pátria (ele está homenageado no livro de aço exposto permanentemente no Panteão da Pátria aqui em Brasília)!

   





















































































O resto pode ser chamado de hipocrisia, cinismo, dissimulação, etc... mas aí, é minha opinião pessoal!!!