Pessoas on-line

Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O 15 DE OUTUBRO

Não digo que tive outras profissões, digo que tive “bicos” e eles serviram para meu sustento. Em alguns momentos para a própria sobrevivência e em outros para financiar meus estudos. Minha vida acadêmica aconteceu em escola pública, de forma única, até a graduação. Em nível pós-graduação acabei buscando a iniciativa privada para especialização, mas aqui em Brasília temos, via Secretaria de Estado de Educação, muitas possibilidades de formação continuada por meio de parceria com a UNB. Nunca perco nenhuma possibilidade! Sempre estou atento às possibilidades de melhorar meu conhecimento acadêmico. É claro que tenho apreço pelos diplomas, afinal o GDF (Governo do Distrito Federal), respeitando o nosso Estatuto (não sem nossa luta, é claro) gratifica-nos financeiramente por nossa busca pelo conhecimento. Quero dizer com isso que o importante é buscar sempre o conhecimento, mas não de forma egoísta... guardando-o para si... não é esse o conhecimento que procuro... o conhecimento que busco é aquele que poderá me tornar melhor como PROFESSOR na tarefa principal que considero como minha na nossa profissão: SER UM FACILITADOR DO CONHECIMENTO!!! O que realmente sou é PROFESSOR. Ao contrário do pensamento de muitos (quando pensam na profissão) não me considero um sofredor. Se existe um lugar onde me sinto pleno, um deles é a escola, meu local de trabalho. Ali eu me sinto ponte, passagem molhada, trampolim, dique e mais um monte de outras formas de possibilitar a ascensão acadêmica, emocional, espiritual de vários seres humanos, meus alunos, que participam das minhas aulas e convivem comigo nesse mundo maravilhoso que se chama ESCOLA. E nunca, nunca mesmo, deixarei de estar num local de trabalho desses pelo fato de não ter condições de executar minhas funções de ofício. Se isso vier a acontecer, não será política minha abandonar esse local e ficar reclamando! Irei à luta e mudarei a situação!!! Abração a todos os colegas professores que pensam assim! Deixo um puxão de orelha nos que estão desistindo!! E um obrigado do tamanho do coração de um professor para os colegas que já se aposentaram!!!